• Atendimento: 09h às 12h -- 13h às 17h
  • (51) 3483-3010 Faça contato
  • Av. Wenceslau Fontoura, 105 - Alvorada/RS Nosso endereço
 Emenda do deputado Dionilso Marcon, do PT-RS, viabiliza o curso de Educador Social, de forma inédita, na Escola de Gestão do SIMA

Emenda do deputado Dionilso Marcon, do PT-RS, viabiliza o curso de Educador Social, de forma inédita, na Escola de Gestão do SIMA

A peregrinação para viabilizar o curso de Educador Social, na perspectiva da Educação Popular, que mobilizou esforços conjuntos do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA) e da Associação dos Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA), foi concretizada na tarde do primeiro dia de abril de 2024. Rodinei Rosseto, presidente do SIMA, o deputado federal Dionilso Marcon (PT-RS) e Fernanda Paulo, coordenadora da AEPPA, entregaram à Ademilde Irene Petzold Prado, Diretora Geral do Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), ofício destinando emenda parlamentar do deputado petista, no montante de R$ 250 mil, que torna possível a efetivação do curso inédito no Brasil, que será ministrado de forma presencial nas dependências da Escola de Gestão do SIMA.

A conquista da inédita formação teve início na assembleia para revisão de vagas e cursos da unidade para o período de 2024-2028, realizada no Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), na manhã de 26 de agosto de 2023.

O SIMA, entidades parceiras e membros da comunidade defenderam e votaram pela oferta de cursos de formação reivindicados pela população e não apenas aqueles baseados na visão tradicional e conservadora, mas na perspectiva da Educação Popular. A AEPPA foi demandante do curso em edital próprio. Os votantes eram docentes (professores), discentes (alunos), técnicos administrativos e comunidade.

DIA DO EDUCADOR SOCIAL

As educadoras pediram o apoio do deputado para que a data de 19 de setembro fosse adotada oficialmente no Rio Grande do Sul como Dia do Educador Social, a exemplo do que acontece em outros estados brasileiros. A data escolhida é uma homenagem ao nascimento de Paulo Freire, considerado um dos maiores educadores do Brasil, Patrono da Educação Brasileira e referência em Educação Popular.

As integrantes da AEEPA ainda pleitearam junto ao parlamentar a criação da Semana da Educação Popular, que pode ser formalizada a partir da apresentação de projeto de lei na Assembleia Legislativa do estado (ALRS).

A PROFISSÃOO Educador Social é uma ocupação profissional existente no Brasil desde 2009, na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Esse profissional deve conhecer legislações sociais e documentos orientadores da política em que trabalha com contrato, em regime CLT ou concurso público.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)