• Atendimento: 09h às 12h -- 13h às 17h
  • (51) 3483-3010 Faça contato
  • Av. Wenceslau Fontoura, 105 - Alvorada/RS Nosso endereço
 No SIMA, deputado Adão Pretto (PT-RS) exalta o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres

No SIMA, deputado Adão Pretto (PT-RS) exalta o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres

Na manhã do Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado anualmente em 6 de dezembro, o deputado estadual Adão Pretto (PT-RS) foi até a sede do SIMA, em Alvorada, para dar luz às campanhas que mobilizam o mundo com vistas a conscientizar os homens sobre o papel que precisam desempenhar para colaborar com o fim da discriminação e violência contra as mulheres. O Brasil ocupa a quinta posição mundial no ranking de feminicídio, com 4,8 mortes para cada 100 mil mulheres.

Recepcionado pelo presidente do SIMA, Rodinei Rosseto, o parlamentar defendeu o trabalho de conscientização dos homens em meio a uma sociedade machista. Para o deputado, “Não haverá mudança se não for criada esta consciência entre os homens”, classificando de “assombroso” o aumento dos feminicídios nos últimos anos no estado gaúcho e que essa marca mostra ser “imprescindível a mobilização social e um Governo com decisão política e com orçamento para salvar vidas de mulheres que morrem pelo simples fato de serem mulheres”.

Rosseto chamou as mulheres que estavam presentes na entidade para que compartilhassem do ato afirmativo. Entre elas, Marinês Rodrigues, uma das nove mulheres que integram a diretoria da entidade. O sindicalista defendeu ações desta natureza que contribuem para o combate à violência contra as mulheres e também para sejam propostas políticas públicas para o enfrentamento do problema.

Ao término do encontro, Preto declamou poesia do artista popular Severiano Telles, intitulada “Gaúcho Macho não maltrata a companheira”, em que exalta o posicionamento do homem consciente.

ELES POR ELAS Acompanharam o deputado, Vaniza Mello, da Secretaria de Mulheres do Partido dos Trabalhadores de Alvorada; Anelise Schneider, da Procuradora Especial da Mulher da Câmara Municipal de Alvorada; Isabel Borba, assistente da deputada estadual Stela Farias (PT-RS), por duas vezes prefeita de Alvorada; Jussara Bittencourt (Magra), militante do PT de Alvorada, Ricardo Leal (Guinho), suplente de vereador do PT de Alvorada, além de Gabriel Lecha e Paulo Roberto, assessores do deputado Adão Pretto, e Mário Vieira, assessor do deputado federal Dionilso Marcon.

O DIA 6 DE DEZEMBRO

No Brasil, o dia 6 de dezembro foi oficializado como Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres através do Decreto de Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007.

Nesta data, em 1989, Marc Lepine, um jovem canadense de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica de Montreal (Canadá) e ordenou que todos os homens abandonassem o local, para que pudesse assassinar todas as mulheres daquela turma.

Após suicidar-se, Marc deixou uma carta deixada em que explicava os motivos que o levaram a cometer a chacina. Ele não admitia que mulheres frequentassem o curso de Engenharia, uma área tradicionalmente masculina, segundo o jovem assassino.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)