• Atendimento: 09h às 12h -- 13h às 17h
  • (51) 3483-3010 Faça contato
  • Av. Wenceslau Fontoura, 105 - Alvorada/RS Nosso endereço
 SIMA e entidades parceiras aprovam o estatuto da Escola de Gestão

SIMA e entidades parceiras aprovam o estatuto da Escola de Gestão

Uma assembleia convocada para a análise e aprovação do estatuto da Escola de Gestão do SIMA reuniu, na noite de 24/8, diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada e parceiros da entidade na iniciativa de criar uma instituição educacional para a formação contínua e um espaço de cidadania aberto para o movimento social e comunidade. Na abertura da sessão, Rodinei Rosseto, presidente SIMA e Vice-Diretor Administrativo da Escola, declarou a emoção de ver concretizada uma ideia perseguida há 11 anos, quando assumiu a presidência da entidade. Ele parabenizou as entidades participantes e desejou vida longa à escola.

Representantes do Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), instituição que certifica os cursos promovidos pela escola; da União das Associações de Moradores de Alvorada (UAMA); da União Municipal dos Estudantes de Alvorada (UMESA); da ONG Umbuntu; do Instituto Cresça com Segurança e da ONG Embrião testemunharam o progresso de uma ideia da diretoria do SIMA e que foi encampada pelo movimento social do município.

Transcorrido um ano de sua fundação, a Escola de Gestão consolidou o propósito de sua criação, de ser um centro permanente de formação e capacitação para o chamado Mundo do Trabalho e pela organização social de grupos vulneráveis, como os trabalhadores que atuam na informalidade. Desde 12 de julho de 2022, escola tem sido palco da apresentação de cursos e palestras de grande valor cultural e social, por consequência.

A assembleia, realizada nas dependências da nova instituição educacional, foi conduzida por Jacqueline Esteves, Segunda Tesoureira do SIMA e Diretora Administrativa da Escola de Gestão; na presença entidades parceiras da Escola, na pessoa de Rodinei Rosseto, presidente SIMA e Vice-Diretor Administrativo da Escola; Valdemir Moretti Machado, Vice-Presidente do SIMA e Diretor Pedagógico da Escola; Marlise Paz, do Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); Eduardo Fortes, Coordenador da ONG Umbuntu; Vera Costa, presidente da União de Associações dos Moradores de Alvorada (UAMA), José Caetano, Coordenador do Instituto Cresça com Segurança; Victória Costa, presidente da UMESA; Paulo Ricardo Kobielski, do Gibifest, e Josué Aguiar, da ONG Embrião.

Após a leitura e discussão entre os presentes, que propuseram alterações em alguns itens, o Estatuto foi aprovado e rubricado pelos representantes das entidades presentes, que aplaudiram o passo decisivo para a regulamentação formal da instituição. A Escola de Gestão Popular ocupa o espaço livre de 10m x 12m (além dos banheiros e sacada), instalado no segundo piso da sede administrativa do SIMA, localizada na Av. Wenceslau Fontoura, 105, no Bairro Nova Americana.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)