• Atendimento: 09h às 12h -- 13h às 17h
  • (51) 3483-3010 Faça contato
  • Av. Wenceslau Fontoura, 105 - Alvorada/RS Nosso endereço
 Viabilização do curso de Educador Social leva SIMA e educadoras até o deputado Adão Pretto

Viabilização do curso de Educador Social leva SIMA e educadoras até o deputado Adão Pretto

A peregrinação para viabilizar o curso de Educador Social levou o presidente do SIMA, Rodinei Rosseto, e integrantes da Associação dos Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA) até o gabinete do deputado estadual Adão Pretto Filho (PT-RS), na Assembleia Legislativa gaúcha, na tarde de 4/10. O curso inédito no Brasil será ministrado de forma presencial nas dependências da Escola de Gestão do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA).

Junto a Rosseto, do SIMA, as coordenadoras da Associação dos Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA) – Fernanda Paulo, Tamar Oliveira e Tânia Graziadei explicaram ao parlamentar os passos seguidos pelo grupo até a conquista da inédita formação, desde a assembleia para a revisão de vagas e cursos da unidade para o período de 2024-2028, realizada no Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), na manhã de 26/8.

O SIMA, entidades parceiras e membros da comunidade, defenderam e votaram pela oferta de cursos de formação reivindicados pela população e não apenas aqueles baseados na visão tradicional e conservadora, como afirmou Rosseto, antes da plenária. Os votantes eram docentes (professores), discentes (alunos), técnicos administrativos e comunidade.

Mário Vieira, assessor do deputado federal Dionilso Marcon (PT-RS); Antônio Avelange e Davison Soares, assessores do deputado Pretto, também acompanharam a reunião. Em 02/10, o grupo reuniu-se com deputado federal Dionilso Marcon (PT), no Centro de Porto Alegre, com o mesmo propósito.

DIA DO EDUCADOR SOCIAL

As educadoras pediram o apoio do deputado para que a data de 19 de setembro fosse adotada oficialmente no Rio Grande do Sul como Dia do Educador Social, a exemplo do que acontece em outros estados brasileiros. A data escolhida é uma homenagem ao nascimento de Paulo Freire, considerado um dos maiores educadores do Brasil, Patrono da Educação Brasileira e referência em Educação Popular.

As integrantes da AEEPA ainda pleitearam junto ao parlamentar a criação da Semana da Educação Popular, que pode ser formalizada a partir da apresentação de projeto de lei na Assembleia Legislativa do estado (ALRS).

O Educador Social é uma ocupação profissional existente no Brasil desde 2009, na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Esse profissional deve conhecer legislações sociais e documentos orientadores da política em que trabalha com contrato, em regime CLT ou concurso público.

Professora do Campus Alvorada do Instituto Federal (IFRS), que vai certificar o curso, Fernanda Paulo ministrou a aula inaugural da Escola de Gestão do SIMA, em 12 de julho de 2022 – data em que a entidade  celebrava 33 anos de vida -, juntamente com Olívio Dutra, ex-prefeito de Porto Alegre, ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro das Cidades.

DEPUTADO DA CAUSA POPULAR

Adão Pretto Filho foi eleito para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa, em 2022, com a terceira maior votação da bancada do Partido dos Trabalhadores, após conquistar 66.457 votos em urnas de 466 municípios gaúchos. A maior votação de Pretto ocorreu no município de Viamão, onde foi vereador de 2016 a 2020 e concorreu a vice-prefeito na chapa capitaneada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), conquistando a segunda colocação.

Como parlamentar, carrega bandeira política da reforma agrária, na defesa da causa do movimento social popular, em especial aos ligados às questões do campo, como a defesa dos interesses dos pequenos agricultores e da luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), um movimento de ativismo político e social brasileiro.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)