SIMA presente no 1º Congresso Extraordinário da CSPB, que vai apresentar o Marco Regulatório do Setor Público
Rodinei Rosseto, presidente do SIMA, e Valdemir Moretti, vice-presidente da entidade, representam os servidores públicos de Alvorada no 1º Congresso Extraordinário da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), que será realizado entre os dias 29 e 31 de agosto, em Brasília. O evento presencial apresentará o texto base do Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Setor Público (MRSP), o maior e mais amplo projeto já coordenado pela entidade. Também ocorrerá a posse da diretoria eleita para o mandato de 2023 a 2027.
“Durante estes três dias, estaremos coroando todo o esforço e trabalho acumulado ao longo de vários meses em que o MRSP esteve no centro dos debates e da agenda política da CSPB. Estamos ansiosos para apresentar o resultado de todo esse esforço conjunto na construção de um arcabouço de Leis que efetivamente proteja os serviços públicos e suas categorias profissionais, reduzindo o poder de intervenção de políticos de ocasião que se dedicam a diminuir o Estado e reduzir o conjunto de serviços ofertados à população”, afirma João Domingos Gomes dos Santos, presidente da CSPB,.
CONTEXTO HISTÓRICO
Evento presencial e inédito, o Congresso apresentará o texto base do Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Setor Público (MRSP), projeto histórico de seis Centrais Sindicais, coordenado pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil.
O 1º Congresso Extraordinário da CSPB representa um marco histórico da entidade. Seu ineditismo se dá em um período de resgate dos valores e da institucionalidade democrática, na sequência de sucessivos ataques ao serviço público brasileiro e suas categorias profissionais.
O Marco Regulatório do Setor Público (MRSP), que legitimou essa agenda extraordinária, chega para regulamentar as relações de trabalho e ampliar o arcabouço de Leis que visam fortalecer e proteger os serviços públicos brasileiros, diminuindo sua vulnerabilidade política e jurídica.
Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)