SIMA participa da Assembleia de revisão de vagas e cursos do IFRS
Liderados pelo presidente Rodinei Rosseto, diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA) compareceram no Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), na manhã de 26/8 (sábado), para participar da Assembleia final para a revisão de vagas e cursos da unidade para o período de 2024-2028. A atividade teve início às 9h, na Rua Mariele Franco, espaço dedicado a debates e apresentações, como um auditório da instituição, que está localizada na Rua Professor Darcy Ribeiro, 121 – Bairro Campos Verdes.
A Assembleia promoveu a votação da oferta e exclusão de cursos e vagas para o para o período de 2024-2028, dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Entre as proposições, a criação do curso de graduação para educadores sociais, com base na Educação Popular, proposta apoiada pelo SIMA e por educadores como Fernanda Paulo, que ministrou a aula inaugural da Escola de Gestão do SIMA, em 12 de julho de 2022, juntamente com Olívio Dutra, ex-prefeito, ex-governador e ex-ministro das Cidades, data em que o sindicato celebrava 33 anos de vida.
O SIMA também mobilizou entidades parceiras e membros da comunidade, a partir do entendimento de que a escola pública deve oferecer cursos de formação reivindicados pela população e não apenas aqueles baseados na visão tradicional e conservadora, como afirmou Rosseto, antes da plenária. Os votantes eram docentes (professores), discentes (alunos), técnicos-administrativos e comunidade.
No caso dos servidores e discentes, todos estavam automaticamente habilitados a votar. Entre os segmentos discente, docente, técnico-administrativo e comunidade externa, foi considerada a paridade de votos.
Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)