SIMA leva pauta de valorização dos Servidores (as) aos candidatos (as) à Prefeitura de Alvorada
Na manhã de 3 de setembro, o presidente em exercício do SIMA, Valdemir Moretti Machado, visitou os diretórios dos candidatos à Prefeitura de Alvorada, quando entregou a aos assessores partidários documento contendo as principais reivindicações dos servidores públicos municipais, que buscam o compromisso desses políticos com valorização da dessa categoria, que é essencial para o bom funcionamento da administração pública. As propostas dos (as) Servidores foram direcionadas aos candidatos (as) Stela Farias, (PT), Neuza Abruzzi (MDB), Cristiano Schumacher (PDT) e Douglas Martello (PL). O sindicalista reforçou a importância da participação dos candidatos na Live que vai apresentar as demandas e ouvir os candidatos.
Além de apontar os problemas e cobrar soluções, uma das marcas da atuação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA) é a luta pelo equilíbrio entre a dignidade dos trabalhadores e as necessidades dos cidadãos. No contexto eleitoral, a carta compromisso apresenta nossa visão sobre o que deve mudar na gestão do serviço público de Alvorada.
O sorteio para a escolha dos dias da participação de cada candidato acontecerá no dia 06/09, às 16h, na sede do sindicato, na presença de representantes das coligações. As Lives serão apresentadas nos dias 10, 11, 12 e 13 de setembro, sempre às 18h, conforme ordem de sorteio.
PAUTA DE VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES (AS)
A pauta de reivindicações dos Servidores (as) Municipais de Alvorada destaca o compromisso que os gestores dever ter com realização de concurso público, no regime estatutário, para preenchimento das vagas no quadro de servidores, ampliando e qualificando o quadro, além da reclassificação imediata da tabela de referência para as categorias que não foram contempladas em 2024.
O SIMA ainda pede a volta do pagamento de Licença Prêmio em pecúnia e a criação de um GT para elaboração de legislação sobre o plano de carreira do quadro geral e trabalhadores em educação, em até 90 dias do início do mandato.
A entidade sindical ainda cobra a inclusão de um representante do SIMA, como integrante nas comissões de PAD (Processo Administrativo Disciplinar) e pede a transformação do Funsema em autarquia.
O SIMA também quer a garantia de representação da entidade nos conselhos municipais de políticas públicas e direitos sociais e a volta da eleição direta para a escolha da direção escolar.
FISCALIZAÇÃO DA SOCIEDADE
Os sindicalistas defendem a criação de Comissão Municipal Tripartite, composta por representantes do Executivo, do SIMA e da população, para acompanhamento e fiscalização das atribuições de cargos e salários de servidores públicos municipais.
Junto à cedência definitiva da área cedida ao sindicato, a regulamentação do cargo de Educador Social e a criação do plano de cargos e salários da política de assistência social conforme a lei municipal nº 3781, de 9 de setembro de 2022, que regulamenta a política pública de assistência social de Alvorada.