SIMA firma parceria com a SOUL, para coleta do óleo utilizado na cozinha da empresa
Na manhã de 6 de março, o presidente do SIMA, Rodinei Rosseto, recebeu o Diretor de Segurança do Trabalho e Ambiental da SOUL (Sociedade de Ônibus União Ltda), Jorge Arnaldo Vieira, quando firmaram parceria para que a empresa direcione o recolhimento do óleo utilizado cozinha para o projeto do SIMA, em conjunto com a Escola de Gestão da entidade e a oficina de saboaria das mulheres solo.
A iniciativa faz parte da ideia do sindicato de fortalecer laços com empresas e da cidade visando uma Alvorada ecológica, com sustentabilidade, na qual o processo de reciclagem é vital para a construção de um meio ambiente harmônico. O óleo recolhido será transformado em sabão líquido, que virá gerar emprego e renda para essas mulheres.
A SOUL é uma empresa fundada em 1951, quando Alvorada ainda era um distrito de Viamão e se chamava Passo do Feijó.
O VALOR DA RECICLAGEM
Por falta de conscientização, grande parte da população ainda despeja o óleo vegetal residual em terrenos baldios, no lixo e principalmente na pia, podendo causar danos irreversíveis ao meio ambiente e entupimentos das redes de esgoto. Reciclar óleo vegetal é uma forma de evitar tais problemas, promovendo benefícios ambientais, econômicos e de saúde pública.
O óleo vegetal usado pode servir como matéria prima para a fabricação de produtos como biodiesel, tintas, sabão, detergentes e outros. Para que esse óleo possa ser reciclado é necessário haver um sistema adequado de acondicionamento, coleta, transporte e destinação do material. Por isso é fundamental que nas residências e nos estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, hotéis e indústrias de alimentos o óleo residual seja acondicionado. Nas casas, por exemplo, ele pode ser armazenado em garrafas PET. O material geralmente é coletado por cooperativas de catadores ou por empresas que fazem a reciclagem, ou pode ser entregue diretamente nesses locais.
O ÓLEO DE COZINHA – O óleo de cozinha é muito utilizado em restaurantes, bares e até mesmo nas nossas casas. Porém, infelizmente, há ainda muitas pessoas que despejam o óleo usado na pia ou até mesmo no vaso sanitário. O que talvez elas não saibam é que a reciclagem de óleo de cozinha é totalmente possível de ser feita e deve ser incentivada entre amigos, colegas e família. O óleo pode contaminar rios, mares e represas, acabando com a vida de diversas espécies aquáticas.
Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)