• Atendimento: 09h às 12h -- 13h às 17h
  • (51) 3483-3010 Faça contato
  • Av. Wenceslau Fontoura, 105 - Alvorada/RS Nosso endereço
 Servidores cantam parabéns para o SIMA e para a Escola de Gestão, em dia de festa para a categoria

Servidores cantam parabéns para o SIMA e para a Escola de Gestão, em dia de festa para a categoria

Choveu durante todo o dia 12 de julho, data em que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA) completou 34 anos de fundação e a Escola de Gestão da entidade completava o primeiro ano de vida. Mas nem a chuva e o vento impediram os servidores das diversas áreas do serviço público municipal de comparecer na celebração. Era hora de comer o bolo que simbolizava a unidade dos trabalhadores (as) em torno da entidade de classe. Mais que festivo, o ambiente era repleto de alegria, de encontro de colegas e velhos amigos, como ressaltou Rodinei Rosseto, presidente do SIMA há 11 anos e maior responsável pelo salto de qualidade da entidade no atendimento dos Servidores e suas famílias.

Ao falar aos Servidores presentes, Rodinei Rosseto definiu a ação sindical marcante na prática da diretoria presidida por ele. Após felicitar a categoria por mais um ano de vida do SIMA, Rosseto destacou o enfrentamento constante feito pela entidade contra o achatamento salarial, o assédio moral e as irregularidades que pesam sobre os servidores públicos, diariamente.

Não desistimos nem recuamos nunca”, afirmou o presidente, lembrando que o SIMA não apenas critica os desmandos da administração municipal, mas sempre apresenta as soluções.

SALTO SINDICAL

A deputada estadual Stella Farias (PT), que também é servidora pública, foi pessoalmente levar o abraço ao presidente Rosseto, em nome da diretoria da entidade, que chamou carinhosamente de “guerreiros”. Em seu depoimento a parlamentar declarou acompanhar a trajetória do SIMA há muitos anos, mas frisou que a construção da entidade foi consolidada com a chegada de Rosseto, marcada definitivamente na história categoria.

Com grande capacidade de gestão, Rosseto reviu a maneira de administrar o sindicato e criou uma rede de benefícios à disposição da classe”, disse Stella Farias, por duas vezes prefeita de Alvorada, que também atribuiu a Rosseto a mudança física do SIMA, ao construir os prédios que hoje compõe a sede social, incluindo o moderno Salão de Eventos, com palco, mezanino, cozinha com churrasqueira elétrica e banheiros adaptados.

Dizendo-se honrada por estar entre amigos, a deputada petista afirmou que, independente da posição que estiver ocupando na política, estará sempre ao lado do SIMA e dos Servidores, “pois acreditamos no papel essencial dos governos na tarefa de melhorar a vida das pessoas, o que não enxergamos na atual administração pública”, disse.

SIMA PARA OS SERVIDORES

Chamando Rosseto de “Comandante”, o advogado Rafael Lemes, da Assessoria Jurídica do SIMA, lembrou que os gestores públicos passam, mas os servidores seguem como peças centrais no atendimento à população, que depende da providencial ação dos governos. Para Lemes, o contato direto e permanente dos servidores com o povo alvoradense afirma a importância e a necessidade da valorização permanente desses trabalhadores (as).

Coube a Valdemir Moretti Machado, vice-presidente da entidade, fazer o relato das principais ações da Escola de Gestão, criada para ser um centro de formação profissional continuada e cidadã, sendo um espaço democrático a mais no município. O sindicalista listou os inúmeros cursos ministrados pela escola, que conta com a parceria de instituições sociais locais e certificação do Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Dentre tantas ações, como o recém-concluído curso de “Agente Cultural Popular”, destaque para a realização de outras formações, como “Técnicas de Bioconstrução”, gratuito e aberto ao público em geral, que resgatou a boa prática das oficinas coletivas e do mutirão. Também os módulos de palestras do curso “Transparência, Fiscalização e Controle Social dos Recursos Públicos” e o curso “Regime Jurídico do Servidor Municipal de Alvorada” foram mencionadas por Valdemir Moretti Machado, que também anunciou a realização da segunda edição do “Curso de Introdução à Libras Básico” será realizada entre os dias 17 e 18 julho, nas dependências da Escola.

AMIGOS DO SIMA Um grande número de parceiros e amigos do SIMA compareceu à Festa dos 34 Anos. Entre eles, destaque para Giovana Thiago, vereadora do PT de Alvorada; Eduardo Fortes, Coordenador da ONG-Umbuntu, e Adriana Martins, Coordenadora de Extensão do Campus Alvorada IFRS.

Antes de cantar os parabéns para os dois aniversariantes do dia, a Agente Comunitária de Saúde Diovana Fernanda Baracy foi contemplada no sorteio de uma bicicleta. A colega possui 14 anos de atuação no serviço público de Alvorada.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)