• Atendimento: 09h às 12h -- 13h às 17h
  • (51) 3483-3010 Faça contato
  • Av. Wenceslau Fontoura, 105 - Alvorada/RS Nosso endereço
 Rosseto participa de seminário internacional da Federação Sindical Mundial (FSM), em São Paulo

Rosseto participa de seminário internacional da Federação Sindical Mundial (FSM), em São Paulo

O presidente do SIMA, Rodinei Rosseto, participou do Seminário Internacional “A Crise do Capitalismo e seus Impactos na Organização Sindical e no Trabalho”, organizado pela Federação Sindical Mundial (FSM), e realizado na manhã de 4 de março, no Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd), na cidade de São Paulo. O evento contou com o apoio da Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central de Sindicatos Brasileiros (CSB), Nova Central, Intersindical, União Sindical dos Trabalhadores (UST) e Unidade Classista.

Rosseto, que é Secretário-Geral da Central de Entidade de Servidores Públicos (CESP), acompanhou Lilian Fernandes, presidente da entidade, e os diretores Michel Vaz (Relações Internacionais), Aldo Liberato (Diretor Financeiro), Gilson de Souza Carvalho (Diretor da Região Sudeste), Marco Antônio Bertonha (Diretor do Sindicato Municipal de Bariri/SP e o advogado Jorge Felipe dos Santos (Assessor Jurídico) e a sua, participarão do Seminário Internacional), que acontecerá em São Paulo/SP no dia 04/03.

Outra personalidade destacada no movimento dos servidores brasileiros que estava presente no encontro foi João Domingos Gomes dos Santos, presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), entidade da qual Rosseto é Secretário de Formação.

Fundada em 1945, em Paris/França, a FSM é a segunda organização sindical mais antiga do mundo e desempenhou um papel fundamental na criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Seu compromisso é com o movimento sindical de classe e luta contra o capitalismo e o imperialismo, com o objetivo de construir uma sociedade livre da exploração do homem pelo homem.

Atualmente, a FSM conta com cerca de 92 milhões de membros em 126 países (dados do período de 2011-2016), sendo representada no Brasil pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que ocupou a vice-presidência da FSM em 2011, e pela Unidade Classista, membro da FSM desde 2016.

CESP É A NOVA FILIADA DA UIS – Um dos fatos marcantes no seminário promovido pela FSM, foi a filiação da CESP à União Internacional de Sindicatos de Trabalhadores em Serviços Públicos (UIS), organização fundada em 1949, na Alemanha, e que inclui trabalhadores do serviço público de todo o mundo, sem discriminação de raça e convicção religiosa.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)