Rosseto e sindicalistas da Fesismers visitam presidente da Comissão de Trabalho da Câmara Federal
Na tarde de 30/8, o presidente do SIMA, Rodinei Rosseto, o vice-presidente da entidade, Valdemir Moretti, integraram comitiva que visitou a gabinete do deputado federal Airton Faleiro (PT-PA). O grupo de sindicalistas do Serviço Público gaúcho pediu ao parlamentar apoio no combate à PEC-32/2020, da Reforma Administrativa, que prevê uma série de mudanças no serviço público brasileiro, com impacto sobre os concursos e outras formas de ingresso de servidores no setor. Também solicitaram que o deputado atue na rejeição à PEC-38/2023, uma proposta inconstitucional, pois qualquer discussão sobre a reforma dos regimes próprios de previdência e dos critérios para aposentadoria devem ser realizadas pelos próprios Estados, Distrito Federal e Municípios, considerando a realidade de cada ente, bem como assegurando a sua autonomia e competência legislativa em respeito ao pacto federativo nacional.
Parlamentar em segundo mandato, o deputado Airton Faleiro (PT-PA) é presidente da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. Ele foi deputado estadual, presidente da Federação dos Agricultores do Pará e dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (Contag).
“A participação das entidades sindicais dá vida aos trabalhos desta comissão, por isso precisamos manter essa relação”, disse Faleiro, que integra a Federação PT-PCdoB-PV.
O deputado defendeu a necessidade de segurança jurídica para os trabalhadores e para as empresas. Entre os temas que considera como prioridade, estão os trabalhadores por aplicativo e a política para atualização do salário mínimo.
Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)