
QUE MERITOCRACIA É ESSA? O 14° SALÁRIO DOS PROFESSORES E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM ALVORADA
Na última semana, o prefeito Douglas Martelo anunciou a criação de um 14º salário para os professores da rede municipal de Alvorada. Vinculada ao cumprimento de metas educacionais, a medida é apresentada como uma iniciativa para “valorizar” os profissionais da educação. No entanto, essa proposta gera questionamentos essenciais: que tipo de meritocracia está sendo aplicada aqui?
AVALIAÇÃO JUSTA OU ILUSÃO DE RECONHECIMENTO?
A meritocracia é um termo que, à primeira vista, pode soar promissor. Afinal, quem não gostaria de ser recompensado por um trabalho bem feito? No entanto, é preciso cautela. Estamos falando de educação, um campo repleto de desafios complexos que vão muito além de números ou metas.
O SIMA entende que avaliar e reconhecer o trabalho dos professores é importante. Mas como será feita essa avaliação? Quais critérios serão usados? Terá o governo municipal a sensibilidade de considerar as realidades diferentes de cada escola, cada turma, cada professor?
Não podemos ignorar que a meritocracia, quando aplicada sem critérios justos e sem uma análise aprofundada, pode gerar desigualdades, competições desnecessárias e, pior ainda, precarizar ainda mais as condições de trabalho.
Rosseto também enfatizou a importância de avaliar as escolas e os professores dentro de suas realidades específicas. “Não podemos medir todos pela mesma régua. A realidade de quem leciona no Sítio dos Açudes é completamente diferente de quem atua no Adelino Ferreira Borba, ou no Alfredo José Justo. Desde as condições dos alunos até as particularidades que cada professor enfrenta, é necessário um olhar mais atento e democrático”, afirmou o presidente.

A EDUCAÇÃO PRECISA DE SOLUÇÕES INTEGRADAS
Os professores já enfrentam diariamente inúmeros desafios: turmas superlotadas, estruturas escolares precárias, baixos salários e uma carga emocional enorme. Antes de criar sistemas que dividam ainda mais a categoria, o foco deve estar em fortalecer as condições de ensino, começando pelo pagamento do piso nacional e pela garantia de recursos para todas as escolas.
Além disso, é imprescindível que o sindicato esteja presente em todas as etapas desse processo. Precisamos entender, acompanhar e fiscalizar como essas metas serão definidas e avaliadas. Afinal, nosso papel é garantir que os direitos dos professores sejam preservados e que nenhuma injustiça ocorra.
UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
O SIMA reafirma seu compromisso com os profissionais da educação e com a luta por uma Alvorada mais justa para todos. Estamos atentos a essa proposta e acompanharemos de perto sua implementação. Queremos diálogo, queremos transparência e, acima de tudo, queremos justiça para os professores, que são os pilares da construção de um futuro melhor para nossas crianças.
Meritocracia não pode ser apenas uma palavra bonita em discursos políticos. Ela precisa ser aplicada com responsabilidade, sensibilidade e, principalmente, respeito às realidades de cada escola e professor.
RODINEI ROSSETO
Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Alvorada (SIMA)