• Atendimento: 09h às 12h -- 13h às 17h
  • (51) 3483-3010 Faça contato
  • Av. Wenceslau Fontoura, 105 - Alvorada/RS Nosso endereço
 Presidente do SIMA, Rosseto assume a Secretaria-Geral da CESP, a central dos Servidores (as) do Brasil

Presidente do SIMA, Rosseto assume a Secretaria-Geral da CESP, a central dos Servidores (as) do Brasil

Rodinei Rosseto, presidente do SIMA, e Marines Rodrigues, diretora da entidade, representaram os servidores públicos de Alvorada no II CONCESP (Congresso Nacional de Entidades de Servidores Públicos), realizado em 16 e 17 de novembro, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Ao término do encontro, Rosseto assumiu o cargo de Secretário-Geral da Central de Entidades de Servidores Públicos (CESP), ficando José Júnior, tesoureiro do SIMA, na Coordenação da Região Sul do Brasil. Marines Rodrigues será a diretora dos Servidores Municipais.

Grato pela acolhida recebida, o presidente do SIMA resgatou os anos em que a entidade militou na União Geral dos Trabalhadores (UGT), uma das principais centrais sindicais do país, mas sem a vocação específica para representar o servidor público. Para Rosseto, “levando em conta que o servidor público é um agente de transformação social que está sempre empenhado na missão de auxiliar no bem-estar da sociedade, era chegada a hora de buscar uma representação superior específica, permanentemente voltada para a defesa dos serviços públicos, dos servidores públicos e dos direitos estabelecidos pela Constituição Federal”. 

UNIDADE NA AÇÃO

O líder sindical defende a unidade dos 11 milhões de trabalhadores que atuam no serviço público municipal, estadual e federal para a conquista do direito à greve, negociação coletiva e a valorização dos quadros funcionais.

Rodinei Rosseto aplaudiu a capacidade da presidente Lilian Fernandes em compor uma diretoria ampla composta por servidores de todos os quadrantes do país e dispotos a organizar a luta contra retrocessos e os desmontes, como a proposta de reforma administrativa (PEC nº 32/2020), apresentada pelo Governo Bolsonaro em 2020, que é o maior ataque contra a organização e a a própria existência desta categoria profissional.

Ao assumir a Secretaria-Geral da CESP e a organização da central no Rio grande do Sul, Rosseto prega a unidade na luta com o movimento social, com vistas à construção de um novo ambiente de protagonismo social, que vem sendo negligenciado ao longo de décadas pelos governantes.

UMA CENTRAL PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS

Presente no II CONCESP, o presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, defendeu o Estado Social e Democrático de Direito e o Marco Regulatório do Setor Público (MRSP), bandeiras que convergem para o desenvolvimento econômico com justiça social.

Na condição de Diretor de Formação da Confederação dos Servidores do Brasil (CSPB) e da Federação dos Sindicatos de Servidores Municipais do Estado do Rio Grande do Sul (Fesismers), Rosseto destaca o Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Serviço Público, projeto apresentado ao Congresso Nacional pela CSPB, entidade que busca compilar, atualizar e adequar as diretrizes e orientações basilares para a representação coletiva dos trabalhadores no serviço público.

A Central de Entidades de Servidores Públicos (CESP) foi fundada em 25/04/17 com o propósito de coordenar e representar os servidores e empregados públicos, os exercentes de cargos comissionados e de funções públicas, ativos ou aposentados e pensionistas de todo o Brasil, no âmbito das entidades sindicais de base, das federações, das confederações, das entidades associativas, movimentos e fóruns, em conformidade com a Lei Federal n.º 11.648/08, que reconhece formalmente as centrais sindicais, e a Portaria do MTPS nº 524 de 13/04/2017, que trata do cadastro das centrais sindicais no Sistema Integrado de Relações do Trabalho (SIRT), para fins de verificação da representatividade.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)

Presidente da CESP Central, Lilian Fernandes, Centrais Sindicais e Entidades Sindicais participam da nova rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente dos Servidores Federais – Observatório (observatorio.inf.br)