• Atendimento: 09h às 12h -- 13h às 17h
  • (51) 3483-3010 Faça contato
  • Av. Wenceslau Fontoura, 105 - Alvorada/RS Nosso endereço
 No Dia do Psicólogo, profissionais celebram a regulamentação atividade

No Dia do Psicólogo, profissionais celebram a regulamentação atividade

No dia 27 de agosto, o Brasil comemora o Dia do(a) Psicólogo(a). Nesta data, em 1962, o presidente João Goulart sancionou a Lei 4.119/62, que reconhece e celebra a atuação desse (a) profissional no país. A regulamentação ainda dispõe sobre os cursos superiores de Psicologia, estabelecendo as condições mínimas para que qualquer pessoa possa exercer a profissão: ter concluído o curso superior de Psicologia com duração de cinco anos (que atenda às diretrizes curriculares do Ministério da Educação) e ser registrado no Conselho Regional de Psicologia da região geográfica em que vive.

O(a) psicólogo(a) brasileiro(a) tem ampliado sua inserção em diferentes áreas de atuação e responde por demandas sociais em todos os campos, tanto no setor público como no privado. O atendimento individual em consultório, embora muito significativo, vai cedendo espaço para o trabalho em instituições e em equipes multiprofissionais, diversificando e ampliando os campos de aplicação da Psicologia.

Na atualidade, cerca de 250 mil profissionais atuam hoje, em todo o Brasil. A Psicologia trata da compreensão do ser humano no contexto em que vive. A diversidade e pluralidade da Psicologia, como ciência e como profissão, tem origem nos inúmeros recortes feitos pelas diferentes abordagens psicológicas para compreender o ser humano na complexa rede de interações entre ele e seu contexto de vida.

Tal diversidade habilita os (as) profissionais para o exercício da profissão nos diversos contextos sociais. Isso talvez explique grande parte da expansão do campo de trabalho profissional”, aponta. Outro fator que não pode ser deixado de lado, ressalta a presidente da autarquia, são as políticas de ampliação da oferta de cursos superiores e de pós-graduação que induziram a disseminação de cursos de Psicologia no país.

TRIDENTEA psicologia é representada pelo símbolo do tridente, que possui relação com a letra psi do alfabeto grego. Existem diversas interpretações para esse símbolo. Segundo Sigmund Freud (idealizador da psicanálise), cada extremidade do tridente representa um aspecto da psique humana, sendo o inconsciente (id), pré-consciente (ego) e consciente (super ego).

IMPORTÂNCIA DO PSCÓLOGO

O Brasil possui cerca de 18 milhões de pessoas ansiosas e 12 milhões de pessoas depressivas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A ansiedade e a depressão são condições que, na ausência de tratamento psicológico, facilmente podem se tornar debilitantes e causar infelicidade aos indivíduos. O tratamento com o psicólogo é fundamental para o tratamento eficaz desses e outros transtornos.

A pandemia do coronavírus e o isolamento social, elevou a busca por atendimento psicológico, que cresceu cerca de 86% no Google, de acordo com o próprio site de buscas.

A terapia online, sobretudo, passou a ser vista por milhares de brasileiros como uma opção viável de acompanhamento psicológico. Até outubro de 2020, aproximadamente 70% dos países já haviam adotado práticas de “teleterapia” para contornar a interrupção súbita dos atendimentos presenciais, também segundo a OMS.