“Letramento Racial” é tema do curso “Mulheres de Alvorada em Movimento”
Voltado às servidoras municipais de Alvorada, lideranças comunitárias e mulheres trabalhadoras da cidade, o curso de formação de lideranças “Mulheres de Alvorada em Movimento” foi iniciado em 07/10 com o tema “Direitos Humanos e a Mulher” e teve seu terceiro encontro, em 04/11, no Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), focalizando o tema “Letramento Racial”, com abordagem de Dolores Silveira (Comissão da Verdade) e Carla Zanella (Emancipa).
O curso tem como propósito avançar na percepção do que significa viver em uma cultura racista e machista, compreendendo as causas da opressão e do sofrimento da mulher trabalhadora. Precisamos compreender nossa relação com o mundo do trabalho, com a luta antirracista (letramento racial), um letramento feminista para uma nova leitura da realidade alvoradense. Precisamos nos identificar, enquanto lideranças e cidadãs, com direitos nos espaços de luta pelo trabalho, na luta comunitária diária, na família e na convivência social.
O quarto encontro, em 18/11, abordará o tema Letramento de Gênero, a partir das apresentações de Victória Costa (UMESA) e Marina Silveira (Rede Nacional de Mulheres Negras).
O encerramento, agendado para 02/12, explicará que a proposta metodológica parte da leitura da realidade dos sujeitos, oportunizando a compreensão teórica do contexto e contribuindo para que os estudantes sejam capazes de apontar novas formas de ação e inserção na realidade, levando a formação ao fortalecimento da ação sindical e popular na fiscalização da aplicação das verbas públicas para políticas públicas de qualidade social.