• Atendimento: 09h às 12h -- 13h às 17h
  • (51) 3483-3010 Faça contato
  • Av. Wenceslau Fontoura, 105 - Alvorada/RS Nosso endereço
 Festa Julina celebra os 35 anos de vida do SIMA, a principal entidade social de Alvorada

Festa Julina celebra os 35 anos de vida do SIMA, a principal entidade social de Alvorada

A comemoração dos 35 anos de fundação do SIMA aconteceu na tarde de 20 de julho de 2024, na sede da entidade, em meio ao frio, mas aquecida pelo calor humano marcante dos servidores públicos municipais de Alvorada. Categoria essencial e dedicada, os Servidores (as) estão na alma de uma cidade que abriga um povo simples e trabalhador. Por isso, a diretoria do sindicato organizou uma festa julina para marcar o dia 12 de julho de 1989, quando o SIMA nasceu para trilhar uma trajetória que fez dele a principal entidade do movimento social do município, a partir de um histórico de lutas e conquistas para os trabalhadores e para toda a coletividade.

No amplo espaço do pátio que separa a sede administrativa e o Salão de Eventos, barracas de feirantes ofereciam produtos de variados, que deram um colorido especial ao evento festivo. Num dia de alegria incomum, a primeira edição da “Feirinha do SIMA” teve quentão, pipoca, algodão-doce, cachorro quente, pinhão, pastel, maçã doce e outras guloseimas, além da câmara elástica, que animou a criançada.

Valdemir Moretti Machado, vice-presidente eleito e presidente em exercício do SIMA, e integrantes da diretoria recepcionaram os Servidores (as) e as famílias que prestigiaram a comemoração de mais um ano de vida de uma entidade criada para defender os interesses de uma classe destacada pelo espírito de coletividade e humanidade.

Para o sindicalista, a reconstrução da entidade foi consolidada a partir de 2012, com a chegada da atual gestão, que marcou definitivamente a história categoria. Desde então, o SIMA passou a enfrentar males como o arrocho salarial, o assédio moral e toda a sorte de irregularidades que pesam sobre os servidores públicos. “Criticamos os desmandos da administração municipal, mas sempre apontamos alternativas”, afirmou Valdemir.

DE ALVORADA PARA O BRASIL

Tal projeção fez com que o presidente licenciado do SIMA, Rodinei Rosseto, fosse chamado para assumir a Secretaria de Formação da federação gaúcha de servidores públicos (Fesismers) e o mesmo cargo na Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB). No II CONCESP (Congresso Nacional de Entidades de Servidores Públicos), realizado em novembro de 2023, em Campo Grande/MS, Rosseto também foi eleito SecretárioGeral da Central de Entidades de Servidores Públicos (CESP) e titular da Secretaria Nacional de Organização dos Movimentos Sindicais nos municípios. No mesmo evento, José Júnior, tesoureiro do SIMA, assumiu a Coordenação da Região Sul do Brasil, e Marines Rodrigues como diretora dos Servidores Municipais.

INDEPENDENTE E PARA OS SERVIDORES (AS)

Na vanguarda da luta por um serviço público de qualidade, o SIMA representa cerca de 4 mil trabalhadores na base e mais de 3 mil associados, oferecendo uma gama de benefícios aos associados e seus familiares que trazem comodidade e proporcionam mais dignidade para todos. Os planos de saúde médico e dentário, o auxílio funeral para associados, o cartão convênio TECBIZ, aceito em grande parte do comércio local e a assistência jurídica, são importantes pilares da luta sindical e de conquistas para os trabalhadores e para a cidade como um todo.

Os associados ainda podem promover festas particulares e formaturas no Salão de Eventos, que inclui palco, mezanino, cozinha com churrasqueira elétrica, copos e talheres, além de banheiros adaptados. Ainda no campo do lazer, a parceria com o Sinecarga proporciona opções no sítio, em Gravataí, e ainda na praia de Cidreira, durante a temporada de Verão.

Longa vida ao SIMA e à luta dos trabalhadores!

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)