sobre o sima

Nossa Historia

Servidores fundam o SIMA em momento de transformações no Brasil e no mundo

Até o ano de 1989, os interesses da categoria dos servidores municipais de Alvorada eram defendidos pela Associação de Servidores, cuja sede estava instalada na Rua Nilzo Ramires, em prédio emprestado pela Prefeitura, junto à Biblioteca Pública Municipal. A Associação reunia funcionários para tratar de assuntos diversos e também promovia a atividades de lazer e recreação.

O fornecimento de almoços aos servidores a preços baixos atraia gente dos mais distantes pontos de trabalho e permitia que houvesse o debate sobre os problemas enfrentados pela categoria. Em uma dessas conversas, emergiu a vontade de criar o Sindicato, pois as demandas trabalhistas dos Servidores aumentavam juntamente com necessidade de buscar e garantir mais direitos.

PRIMEIRA ASSEMBLEIA
Em 12 de julho de 1989, deu-se a primeira assembleia para criação e fundação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA), quando foi escolhida uma Comissão Provisória e definido o valor da contribuição sindical. Esta comissão teve como coordenador José Luís da Silva, mais conhecido como “Luís do Hospital”, funcionário que atuava junto ao Hospital de Alvorada. Em dezembro do mesmo ano, foi realizada a primeira eleição que confirmou Luís do Hospital como o primeiro presidente a dirigir a entidade. A partir daí, as eleições ocorrem a cada três anos, conforme o estatuto social da entidade.

Em 2 de janeiro de 1990, houve a posse do primeiro presidente do SIMA, estando presentes à cerimônia o prefeito Pedro Antônio de Godoy, vereadores, funcionários, os presidentes do SIMPA (Sindicato dos Servidores de Porto Alegre) e da Confederação Nacional da Associação de Moradores. Conforme relatos, foi um momento emocionante para os servidores, que passariam a ter um sindicato, que foi o primeiro sindicato classista da cidade e que estava empenhado em buscar e ampliar direitos dos trabalhadores e servidores públicos de Alvorada.

PRESIDENTES
Desde sua fundação, o SIMA já contou com os seguintes servidores à frente de sua Presidência: Luís do Hospital, Verena Perotto, Ariane Maria Oliveira, Artur Madruga, Mauro Santos, Rosane Padilha, Teresinha da Silva e Rodinei Rosseto, este último em seu quarto mandato.

REINVENÇÃO SINDICAL
No ano de 2016, o SIMA foi em busca de legalização junto ao Ministério do Trabalho, com a atualização dos dados cadastrais e a obtenção da carta sindical. Antes, em 2014, o sindicato já havia aberto mão do imposto sindical, principal fonte de sobrevivência da maioria das entidades sindicais, optando por uma reinvenção no modelo de gestão sindical, baseado na filiação em massa de Servidores.

momentos marcantes

Veja o resumo da nossa luta

Primeira assembleia

12 DE JULHO DE 1989 - Para a criação e fundação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA). Esta comissão teve como coordenador José Luís da Silva, mais conhecido como “Luís do Hospital”, funcionário que atuava junto ao Hospital de Alvorada.

Primeira cerimônia de presidência

02 DE JANEIRO DE 1990 - Houve a posse do primeiro presidente do SIMA, estando presentes à cerimônia o prefeito Pedro Antônio de Godoy, vereadores, funcionários, os presidentes do SIMPA (Sindicato dos Servidores de Porto Alegre) e da Confederação Nacional da Associação dos Moradores.

Reinvenção Sindical

No ano de 2016, o SIMA foi em busca de legalização junto ao Ministério do Trabalho, com a atualização dos dados cadastrais e a obtenção da carta sindical. Antes, em 2014, o sindicato já havia aberto mão do imposto sindical, principal fonte de sobrevivência da maioria das entidades sindicais.
1989
1990
2016
diretoria

Conheça a composição da Diretoria

Rodinei Rosseto

Presidente da Diretoria

Valdemir Moretti

Vice-presidente da Diretoria

José Luiz Júnior

1º Tesoureiro