Em 1º de outubro, o Dia Internacional do Idoso e o momento de refletir sobre a saúde dessas pessoas
O Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa chamar a atenção da sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa. A mensagem do Dia do Idoso é dar mais carinho e atenção aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.
O envelhecimento saudável é alcançado quando as pessoas podem desenvolver suas capacidades individuais e podem continuar fazendo aquilo que gostam e são aceitas nas idades mais avançadas, como manter as suas relações, participar nas suas comunidades, contar com uma aprendizagem contínua e de se manter uma locomoção saudável.
E para alcançar um envelhecimento saudável, são necessárias ações multissetoriais, que favoreçam a saúde física e mental das pessoas e das comunidades em favor do desenvolvimento dessas suas habilidades.
É por isso que no Dia Internacional do Idoso ocorrem várias iniciativas voltadas para a população idosa, tais como palestras, sessões de atividade física e workshops de artes manuais.
UM PAÍS DE IDOSOS – O número de idosos no Brasil cresceu 57,4% em 12 anos. Em 2022, o total de pessoas com 65 anos ou mais no país era 22.169.101- ou 10,9% da população -. Em 2010, esse contingente era de 14.081.477, ou 7,4% da soma de brasileiros. Então, para celebrar o Dia Nacional do Idoso e Internacional da Terceira Idade (1º de outubro), vamos destacar alguns pontos sobre a imunização para os 60+.
IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO
A partir dos 60 anos, o organismo apresenta um fenômeno chamado imunossenescência, que significa a queda de qualidade do sistema imunológico, o que aumenta o risco de infecções graves. Por isso, é importantíssimo que ele esteja com a vacinação em dia. Portanto, é fundamental que o idoso receba a vacina influenza todos os anos, pois a vacinação é segura e é uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe.
A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe. Devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe. E agora, contamos com uma novidade, que é o imunizante contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que também é uma agente importante de doença respiratória aguda em idosos.
Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)