• Atendimento: 09h às 12h -- 13h às 17h
  • (51) 3483-3010 Faça contato
  • Av. Wenceslau Fontoura, 105 - Alvorada/RS Nosso endereço
 “O Assistente Social é um profissional preparado para atuar em momentos críticos”, diz Rosseto

“O Assistente Social é um profissional preparado para atuar em momentos críticos”, diz Rosseto

O Dia do Assistente Social é celebrado anualmente em 15 de Maio. A data homenageia o profissional dos Serviço Social que dedica sua atuação na luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos sociais mais desfavorecidos, que estão à margem da sociedade. Rodinei Rosseto, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA) considera o Assistente Social como “um membro ativo na luta pelos direitos humanos”. Para Rosseto (na foto com a Assistente Social Vera Brazil), em momentos críticos, como este que afeta o estado do Rio Grande do Sul, estes profissionais são preparados para construir projetos e políticas sociais, que ajudem a administração pública a melhorar a qualidade de vida das comunidades.

A importância do Assistente Social é destacada quando ocorrem catástrofes naturais e eventos como estiagens severas, enchentes, deslizamentos de encostas, incêndios ou desmoronamentos de habitações, milhares de famílias e indivíduos são afetados, resultando na perda de documentos, pertences pessoais e agravamento das situações de vulnerabilidade social.

O Serviço Social desempenha um papel crucial nessas situações. Embora a Defesa Civil seja responsável por garantir o direito à vida e bem-estar social, a Assistência Social também cumpre papel importante na provisão de recursos e atendimento às famílias e indivíduos afetados. A presença institucional da assistência social nos municípios é maior do que a defesa civil, o que destaca a necessidade de avaliar a qualidade e efetividade do atendimento oferecido em cenários de desastre.

Por isso o Assistente Social deve estar preparado para lidar com emergências e calamidades públicas, oferecendo suporte, recursos e assistência para as pessoas vulneráveis durante os eventos críticos. A compreensão das questões sociais e a capacidade de atuar de forma ágil e eficaz são essenciais para enfrentar os desafios e promover a recuperação das comunidades afetadas.