“Mulheres de Alvorada em Movimento” focalizou as causas da opressão e do sofrimento da mulher trabalhadora
Em 9/12, a parceria entre a Escola de Gestão do SIMA, o Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), a Rede Nacional de Mulheres Negras no Combate à Violência, a União das Associações de Moradores de Alvorada (UAMA) e o Emancipa Mulher promoveu o encerramento do curso Mulheres de Alvorada em Movimento. Entre os dias 7 de outubro e 2 de dezembro de 2023, a Escola de Gestão do SIMA e instituições parceiras apresentaram o curso de formação presencial composto por seis módulos, carga horária de 20 horas e oferta de 50 vagas, das quais 50% destinadas para mulheres negras.
A ocasião propiciou o acontecimento da apresentação emocionante das poetisas alvoradenses Karin Santiago e Mika (*), uma das vencedoras do SLAM BR, o Campeonato Nacional de Poesia Falada, ocorrido neste mês, em Minas Gerais.
Ainda, o Grupo Baque Mulher Alvorada, que é parte do Movimento de Empoderamento Feminino Baque Mulher, envolveu e emocionou com ritmo, música e uma apresentação que contagiou a todas. A ONG Onedes da Silva, no bairro Tijuca, vem acolhendo o Baque Mulher em sua sede, há mais de um ano. Neste ano, o grupo foi fundado oficialmente em Alvorada e está aberto a todas as mulheres que quisessem fazer parte das rodas de conversa e encontros.
APRENDIZADO E TROCA
Foram momentos de grande aprendizado e troca de saberes sobre direitos da mulher, a mulher e o mundo do trabalho, letramento antirracista, letramento de gênero e feminismo. Saímos fortalecidas e inspiradas para multiplicar este debate nas comunidades 2024!
Assim, o curso de formação de lideranças “Mulheres de Alvorada em Movimento”, voltado às servidoras municipais de Alvorada, lideranças comunitárias e mulheres trabalhadoras da cidade, cumpriu o propósito de avançar na percepção do que significa viver em uma cultura racista e machista, compreendendo as causas da opressão e do sofrimento da mulher trabalhadora.
O Baque Mulher Alvorada é parte do Movimento de Empoderamento Feminino Baque Mulher, fundado pela Mestra Joana Cavalcante, em Recife(PE). Um movimento de luta para combater a violência contra as mulheres, o machismo, o racismo e todas as formas de opressão. Atualmente, existem 40 filiais do Movimento em diversas cidades do país e também no exterior. A ONG Onedes da Silva, do bairro Tijuca, vem acolhendo o Baque Mulher há mais de um ano na sua sede. O Baque Mulher Alvorada escolheu como Madrinha a Dona Vera Conceição, uma referência griô muito importante da cidade!
(*) Karin Santiago é mulher negra, mãe, poetisa, escritora, arte-educadora, produtora cultural, slammaster do slamonzedeabril Alvorada RS.
(*) Mikaa é Slamer, poetisa, cantora, multiartista, integrante do Slamgozo e Slamdabonja. Campeã estadual do Slam do RS em 2023.