• Atendimento: 09h às 12h -- 13h às 17h
  • (51) 3483-3010 Faça contato
  • Av. Wenceslau Fontoura, 105 - Alvorada/RS Nosso endereço
 Plenária Popular abre Curso Introdutório de Gestão e Financiamento da Educação Básica e Alvorada

Plenária Popular abre Curso Introdutório de Gestão e Financiamento da Educação Básica e Alvorada

O Curso Introdutório de Gestão e Políticas de Financiamento da Educação Básica de Alvorada foi aberto, na noite de 23/8, pela Plenária Popular para estudo e análise do Plano Nacional de Educação (PNE), do Plano Municipal de Educação (PME) de Alvorada e apresentação do último relatório da CONAE municipal de 2022. O acontecimento teve lugar no auditório da Escola de Gestão do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA) e conta com a certificação do Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Jacqueline Esteves, Diretora Administrativa da Escola de Gestão, anunciou que a plenária introduz um curso que será ministrado em mais quatro quartas-feiras, de modo a aprofundar um conteúdo social por excelência. O presidente do SIMA, Rodinei Rosseto, um dos fundadores da instituição educacional, compôs a mesa junto aos educadores Guilherme Brandt de Oliveira, pedagogo do IFRS e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Fabiano Soria Vaz, professor da rede estadual de ensino e Mestre em Educação Profissional, e Kleiton Müller, professor da rede municipal de ensino de Alvorada.

Rosseto, que também é diretor de Formação da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), destacou a importância de haver espaços democráticos em que possam ser levantadas as questões de interesse social, fato que inspirou a criação daquela escola. Ele parabenizou os organizadores do curso e agradeceu a presença dos inscritos, apesar das fortes chuvas que castigaram o estado ao longo do dia.

Educadores expuseram o quadro crítico da Educação praticada no município de Alvorada, marcado por graves distorções

EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM QUESTÃO

O debate girou em torno da Educação e dos planos municipal, estadual e nacional para o setor, pois logo haverá a realização da Conferência Nacional de Educação (CONAE), cuja etapa municipal deverá acontecer até o dia 31 de outubro, quando serão debatidos o Plano Municipal de Educação (PME) e também o Plano Nacional de Educação (PNE), iniciado em 2014, mas que transcorridos nove anos a grande maioria das metas não foram alcançadas e noutras houve retrocesso.

A abordagem dessas metas começa pela Meta 1, da Educação Infantil, na qual Alvorada figura como um dos municípios com menor taxa de atendimento de crianças em creches (de zero a 3 anos e 11 meses), mas também na pré-escola (de 4 a 5 anos). Todas as crianças deveriam estar na escola, a partir dos 4 anos, desde 2016. A importância dessa meta é por significar uma política transformadora, que favorece as mulheres, pois passariam a contar com a retaguarda da creche, podendo ingressar no mundo do trabalho ou assumir outras atividades.

ÊNFASE NA META 19

Também a Meta 19 ganhou ênfase na discussão, por ser a meta da Gestão Democrática, que estabelece a obrigatoriedade da consulta à comunidade, para que os gestores ou diretores de escola sejam eleitos pela população. Infelizmente, no município de Alvorada, os gestores são indicados pelo executivo, através das coligações, o que acaba interferindo no ambiente escolar, cujos problemas tornam-se visíveis.

O grupo propõe-se a denunciar, mas também a anunciar um movimento de mobilização que possa transformar a educação em Alvorada, o que pode requerer a constituição de um novo plano para o decênio 2024-2034, com novos ares e horizontes democráticos, com educação pública de qualidade e socialmente referenciada.

Renato Ilha, jornalista (Fenaj 10.300)