O Seminário “Educação Popular: Saberes Necessários à Prática Educativa dos Educadores Sociais”, realizado em 21 de outubro de 2023, a partir das 13h, teve lugar nas dependências da Escola de Gestão do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA), no bairro Nova Alvorada, foi uma promoção do Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), em parceria com a Associação de Educadores Populares de Porto Alegre (AEPPA) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA).
A Professora Fernanda dos Santos Paulo iniciou o seminário apresentando o objetivo geral e os resultados esperados da ação, que visava o mapeamento e reconhecimento dos saberes necessários à prática educativa de educadores sociais, para serem integrados no primeiro curso de graduação gratuito e público para educadores sociais, buscando a construção curricular de modo colaborativo e respaldado em métodos participativos da Educação Popular.
Apresentado o cronograma da atividade, os participantes apresentaram-se em uma Roda Dialógica. Na apresentação, foram identificadas outras instituições presentes: o Fórum Nacional de Educadores Sociais e Fórum Municipal de Educadores Sociais de Alvorada -RS.
De acordo com a análise da professora Fernanda Paulo, foi relevante que educadores sociais de distintas áreas apresentassem, brevemente, o papel do educador social nas políticas sociais. Os relatos foram feitos por Rudinei (Assistência Social), Cícero (CAPES – Saúde) e Denise (educação em turno integral pelo Calabria).
DIMENSÕES TEÓRICA, PRÁTICA E ÉTICA
A seguir, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discutir e elencar os saberes íntimos e indispensáveis para o exercício profissional dos educadores sociais, levando em conta as dimensões teórica, prática e ética. Todos integrantes dos grupos de trabalho receberam uma cópia da matriz curricular elaborada a partir de outras participações (questionário, aulas nos cursos de extensão, formulários e experiências de pesquisadores).
Foi sugerido que os grupos analisassem, discutissem e sugerissem alterações na matriz, considerando os saberes necessários à prática educativa dos educadores sociais. Os grupos assinaram e entregaram a matriz com suas sínteses ao final do trabalho. Os grupos também elaboraram propostas de Componentes curriculares e conteúdo para compor a matriz curricular do curso de graduação com base na Educação Popular.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao final, os grupos apresentaram suas conclusões e sugestões, que serão sistematizadas pela Professora Fernanda dos Santos Paulo em um documento síntese com a colaboração do Grupo de Trabalho composto por representantes da AEPPA e SIMA, a ser encaminhado ao IFRS Alvorada, para subsidiar a elaboração do projeto pedagógico do curso.
A Professora Fernanda dos Santos Paulo agradeceu a presença e a contribuição de todos os participantes. Os representantes da AEPPA e do SIMA também manifestaram satisfação com o resultado do seminário, reafirmando seu apoio e comprometimento com o projeto do curso de graduação para educadores sociais. O seminário foi encerrado às 20h15 com uma Roda de Ciranda. A ata foi lida, aprovada e assinada pelos participantes.