• Atendimento: 09h às 12h -- 13h às 17h
  • (51) 3483-3010 Faça contato
  • Av. Wenceslau Fontoura, 105 - Alvorada/RS Nosso endereço
 26 de julho é o Dia dos Avós, para alegria de pais, netos e da sociedade

26 de julho é o Dia dos Avós, para alegria de pais, netos e da sociedade

O Dia dos Avós – 26 de julho – é uma data especial para homenagear aquelas pessoas que são a base de muitas famílias. Ao contar histórias de experiência e sabedoria, vovô e vovó desempenham um papel único e insubstituível em nossas vidas. A convivência entre avós e netos traz benefícios para ambos. Para os avós, é uma oportunidade de se manterem ativos sentirem-se valorizados. Para os netos, é uma chance de aprender com a experiência e a sabedoria de seus avós, fortalecendo os laços familiares. Essa relação de afeto e carinho, tão importante para a formação do ser humano que vai muito além da criação de memórias afetivas.

A convivência entre avós e netos influencia a qualidade da saúde mental dos dois: afetividade, comunicação e interação social, e ensinamentos, que podem influenciar na diminuição ou prevenção de sentimentos de solidão para os mais velhos.

A manutenção do contato entre esse vínculo parental influi positivamente na prevenção de distúrbios mentais, como a depressão, e até mesmo, auxilia no trabalho cognitivo de idosos com as doenças de parkinson ou alzheimer. Também produz um sentimento de unidade na família e promove as relações socioafetivas entre integrantes da família.

A PRESENÇA DA DEPRESSÃO

Embora a depressão seja associada aos jovens, os idosos lideram o ranking dos mais afetados por esse transtorno. A última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que essa doença atinge cerca de 13% da população entre os 60 e 64 anos de idade.

A depressão é um transtorno mental que pode ocorrer em qualquer faixa etária, inclusive na infância. Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com a depressão.

Contudo, em pessoas acima dos 60 anos, podem ocorrer complicações, pois nesta fase da vida a pessoa enfrenta mudanças indesejadas, perdas e sentimento de luto. Sem falara que o tratamento pode ser mais difícil e demorado.

RISCO DE SUICÍDIOEm casos extremos, a depressão pode levar ao suicídio. Cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. E a população idosa é uma das mais afetadas: informações do último Boletim Epidemiológico sobre o tema mostram que a faixa etária acima dos 60 anos teve as maiores taxas de suicídio nas regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste do país em 2019.