• Atendimento: 09h às 12h -- 13h às 17h
  • (51) 3483-3010 Faça contato
  • Av. Wenceslau Fontoura, 105 - Alvorada/RS Nosso endereço
 10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental e dessa importância para o bem-estar

10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental e dessa importância para o bem-estar

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado em 10 de outubro desde 1192, quando foi criado pela Federação Mundial da Saúde Mental. O objetivo foi chamar a atenção de pessoas e governos para a necessidade desse cuidado. Uma data importante, que busca trazer uma reflexão sobre os sofrimentos mentais. Afinal, essa é uma das áreas ainda negligenciadas na saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Portanto, essa palavra abrange fatores biológicos, sociais e psicológicos. Isso é fundamental em um país em que cerca de30% da população sofre de depressão.

Como a saúde mental afeta a todos, qualquer que seja a faixa etária, o nível de escolaridade, a etnia ou o nível de renda, existem vários distúrbios categorizados dentro desse conceito, como depressão, ansiedade, estresse, dependência de álcool e outras drogas, e perturbações psicóticas, como a esquizofrenia.

Existem aproximadamente 1 bilhão de pessoas portadoras de transtornos mentais no mundo. No Brasil há cerca de 12 milhões de pessoas sofrendo de depressão. Mesmo assim, muitos pacientes não têm acesso ao tratamento adequado e a programas de acolhimento. Isso evidencia a importância do Dia Mundial da Saúde Mental.

CUIDAR DA SAÚDE MENTAL

O organismo depende de um bom equilíbrio para funcionar de forma adequada. Por isso, quando a saúde mental vai mal, todo o corpo padece. Portanto, cuidar do aspecto psicológico é essencial para evitar complicações. Essa medida é válida tanto para a sua vida pessoal quanto no âmbito profissional.

Durante a pandemia da Covid-19, os problemas psicológicos aumentaram os casos de depressão entre jovens e adolescentes dobraram bo Brasil nesse. Muito disso é derivado do isolamento forçado e a falta de contato contínuo entre as pessoas.

No Brasil, a pandemia do Novo Coronavírus teve início em 26 de fevereiro de 2020 com a confirmação do primeiro caso na cidade de São Paulo. Menos de um mês depois, o Ministério da Saúde (MS) declarou o estado de transmissão comunitária em todo o território nacional.

Em 5 de maio de 2023, a Organização Mundial de Saúde declarou que a pandemia de COVID-19 deixou de ser uma Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional. No entanto, este decreto não dá como encerrada a pandemia em si como questão de saúde publica global.

SINAIS QUE VEM DA MENTE

Porém, as consequências negativas já aconteciam desde antes da pandemia. Assim, alguns sinais de que a mente não está bem são dores de cabeça, dores musculares, palpitações, problemas estomacais, nervosismo, enjoo, insônia, sensação de aperto no peito, falta de ar, cansaço, boca seca, tremores, problemas de memória, tonteira, falta de concentração, refluxo, impotência, azia, desregulação do ciclo menstrual, aumento do apetite e manchas no corpo.

O Dia Mundial da Saúde Mental reforça que ser saudável nesse âmbito é alcançar o equilíbrio entre os estados psicológicos, sociais e emocionais. Por isso, sente-se bem consigo e com os outros.

Além disso, a pessoa se sente satisfeita com a vida que tem e sabe lidar melhor com as dificuldades. Ou seja, entende que os desafios e as coisas ruins fazem parte da história de cada um de nós.

AUTOESTIMA – Quem tem autoestima baixa tende a sofrer mais devido ao sentimento de culpa e aos pensamentos negativos. Por isso, o Dia da Saúde Mental lembra a todos que sempre devem se colocar em primeiro lugar.

Isso significa se amar, confiar em si mesmo e priorizar as suas necessidades. É fundamental entender que, ao estar bem, você se dedica mais aos seus projetos pessoais e sabe ajudar a quem precisa.

É aquela ideia de colocar o respirador antes em si mesmo para depois auxiliar os outros. Ou seja, mantenha-se bem para garantir que a saúde mental e corporal esteja em dia.

VIDA SAUDÁVEL

Um padrão alimentar rico e equilibrado, a prática de exercícios físicos com frequência são fatores favoráveis ao bem-estar e ao bom funcionamento do organismo. Essa combinação também ajuda o desempenho das funções cerebrais, como a cognição e a memória. Também contribui com a produção de hormônios positivos, aqueles que equilibram o humor e o sono, e aumentam a sensação de bem-estar.

Outro fator importante é que as pessoas com transtornos mentais apresentam um estado de inflamação crônica. A alimentação contribuiu para a diminuição desse processo.

A prática de exercícios físicos é recomendada para manter a saúde do corpo e da mente, porque a melhora a circulação sanguínea e todo o sistema cardiovascular. Ao mesmo tempo, ajuda a evitar doenças e libera hormônios que aumentam a sensação de prazer e bem-estar.